Moda polui?! What?!
- Bee Caldas

- 9 de jan. de 2019
- 4 min de leitura
Claaaaro que não estamos falando aqui do conceito abstrato de moda, e nem do conceito artístico, estamos levando em conta a indústria da moda, no que diz respeito à produção das roupinhas que compramos nas lojas.
Esclarecido isso, devo dar a notícia que SIM. A “moda” polui, sendo considerada, inclusive, uma das indústrias mais poluidoras do mundo. Além disso causam alguns impactos ambientais diversos, como por exemplo a utilização de agrotóxicos e inseticidas para o cultivo de matéria prima.
Isso acontece principalmente nos processos de obtenção da fibra têxtil, aka: paradinha que faz o pano das roupitchas. Existem muitas matérias primas, e os mais diversificados processos para obtenção da fibra, então o ideal é saber como são tratados os materiais, de onde vêm e para onde vão.
“Mas Bee, não vou ficar horas sentado(a) na frente de um computador buscando a origem das paradas, please.”, mas CLARO que não! – se quiser, melhor ainda, mas se não quiser, tudo bem – Euzinha estou aqui pra isso mores (e é claro o site que indicarei a seguir).
O ecycle.com.br é um dos melhores sites sobre esses assuntos ambientais, e separei um artigo deles (o link estará, como de costume, ao fim do post), que explica bem por cima os procedimentos de cada matéria prima, mas entregam uma ótima informação! São competentíssimos no que fazem!
Mas não se limita somente a isso, e a esse momento de produção, pelo contrário bbs, a indústria da moda faz jus ao título de indústria super poluidora. Na verdade isso se estende até mesmo à forma como é comercializada a moda.
Já ouviram falar de fast fashion? Não sou João Kleber, mas: PARA, PARA, PARA, PARA! Vou explicar!

O fast fashion é um comportamento ultra consumista. Traduzido do inglês: “moda rápida”. Basicamente é uma forma de consumo, em que, lojas de grande porte, porém mais baratas, “catam” o que tá in – do fashionês: o que tá na moda – na esfera das marcas mais renomadas, e reproduzem em uma qualidade mega inferior, porém, com preço também mega inferior. E o que isso proporciona? ESTAR NA MODA POR UM PREÇO ACESSÍVEL. Sacaram o pulo do gato?
“Ah Bee, mas o que há de errado nessa vida, em estar na moda por um preço acessível? Isso é um sonho!” – Não discordo! Se parasse por aí, tava tudo muito bom, tava tudo muito bem (Salve Blitz!).
O problema, mores, é que essas peças, que são baratinhas e de baixa qualidade, são usadas pouquíssimas vezes, e apresentam os seguintes problemas:
Número 01 e mais evidente, que é o primeiro que pensamos: pra onde vai uma peça de roupa utilizada em média 5 vezes, porque não tem tanta qualidade? Bem... lixo, bbs! E deixa eu contar um detalhe, a fibra têxtil mais utilizada na indústria fast fashion é o poliéster, que na real é um tipo de plástico, ou seja: uma bomba atômica pode matar até as baratas, mas não tira o plasticão do meio ambiente, e ele fica lá, poluindo pra toda eternidade.

Outro big problem do rolê da moda fast and furious é a emissão de carbono, que é 400% maior que de uma peça de qualidade superior. E mais um contra de (b)ônus, é que, acompanha comigo: mais roupas, mais fibra têxtil. Para mais fibra têxtil, mais matéria prima. Para mais matéria prima, mais desmatamento, fertilizantes, agrotóxicos, transporte (poluição), etc., e a lista continua.
Obs.: além de tudo isso, algumas empresas de fast fashion utilizam mão de obra escrava nos países asiáticos, pagando pouquíssimo para pessoas que trabalham em condições desumanas.
“Beleza, Bee, entendi! Mas e aí? Não posso fazer minhas comprinhas?” – Oxi, se pode, escolha de cada um, né? Mas se você leu até aqui (primeiramente, obrigada), e ficou tocado(a) com o tanto de mal que essa indústria faz pra nossa casinha, vulgo planeta Terra, tenho dicas.
A primeira delas é ser bem seletivo mesmo, com o que vai consumir. Praticar o consumo consciente de verdade (podemos fazer um post sobre). Isso significa saber que tipo de tecido está consumindo, e pensando se irá mesmo usar bastante, ainda que seja um produto de lojas de moda rápida.
A segunda é: repetir roupa é chiqueeeeeeee! Glória Kalil falou, tá falado! Eu repito mesmo. Minha mãe até reclama, às vezes, do tanto que uso umas peças de roupa. Não sou obrigada a estar sempre de roupa nova, né? E aliás, além do meio ambiente, o bolso agradece também!

A terceira e última, é a mais clichê, porém super verdadeira: criatividade! Uso sempre as mesmas peças, mas troco os acessórios e mesclo peças de roupas. Tenho IBAGENS!


Muito obrigada, pra você que ficou comigo até aqui! Espero que tenham gostado, curtam o post e comentem , aqui, no insta, no twitter, ou em qualquer lugar, sugestões de posts e as dúvidas que tiverem! Compartilhem o post com os migos e migas, que gostam do tema, e me contem quais as dicas de vocês pra evitar poluição! Tô curiosa!
Um beeeeeeeeeijo! Até o próximo post! <3
Artigo do ecycle: https://www.ecycle.com.br/5810-impacto-ambiental-das-roupas
Fontes de pesquisa para este post: ecycle.com.br; revide.com.br

Comentários